© 2007/2012 · RENABIO · Rede Nacional de Biomassa e Energia
Rua Professor Alberto Pacheco, 125 · Sala 506 · Bairro de Ramos · CEP: 36570-000 · Viçosa/MG
Telefone: +55 (31)3892-4960 · E-mail: renabio@renabio.org.br

 
2º Prêmio Internacional em Energia Renovável

Empresas Brasileiras recebem o Prêmio Internacional em Energia Renovável na Europa.

Ontem dia 22 de outubro foi um dia histórico para o setor da Biomassa Brasileiro.

02 empresas foram premiadas nem Valladolid \ Espanha, por projetos importantes realizados no Brasil em 2014.
A cerimônia de entrega foi durante a EXPOBIOMASA 2014, no auditório de palestras do congresso.

Este ano o troféu foi entregue mais uma vez pelo Presidente da AVEBIOM - Asociación Española de Valorización Energética de la Biomasa e da EXPOBIOMASA, Sr. Javier Diaz, que é uma das principais personalidades do setor da Biomassa na Europa. 

Esta integração é muito importante para fortalecer o intercâmbio e o setor da Biomassa em nível mundial, comentou Javier Diaz. Para Tiago Fraga, diretor da FRG Mídia Brasil, organizadora do Prêmio, o Brasil tem que ocupar em um curto prazo seu espaço no cenário internacional da Biomassa, sendo que o potencial no Brasil é muito grande, assim o crescimento tem que ser acelerado, porém de forma sustentável.

Foi importante este encontro com representantes de redes e entidades em nível internacional, para pegarmos ideias e experiências que deram certo, que possam ajudar no desenvolvimento da Biomassa no Brasil, sendo que na Europa a Biomassa tem uma importância e relevância muito grande. 
A Renabio, AVEBIOM e WBA, devem programar encontros e reuniões com outras entidades, para unificar o discurso e as agendas para que o setor da Biomassa esteja cada vez mais forte e competitivo, completa Tiago Fraga.

Para a próxima edição da EXPOBIOMASA, ficou encaminhado uma parceria entre AVEBIOM, RENABIO e Biomassa BR, para que o Brasil seja representado de forma expressiva, com um espaço exclusivo as empresas Brasileiras.

O Prêmio Internacional em Energia Renovável, tem o apoio da Renabio – Rede Nacional de Biomassa para Energia, WBA – Associação mundial de Bioenergia e do Jornal Brasileiro das indústrias de Biomassa. 

As empresas premiadas neste ano foram:

O NÚCLEO TÉCNO-AMBIENTAL RAILTON FAZ, pelo deselvolvimento da “USINA PARA PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS”. Tecnologia que destina adequadamente o fim do lixo urbano, transformando-o em carvão. Esse produto possui teor calorífico que pode ser utilizado em atividades domésticas e industriais.

A empresa IRMÃOS LIPPEL & CIA LTDA, foi indicada pelo comitê organizador por desenvolver o “SISTEMA INTEGRADO DE SECAGEM DE BIOMASSA” fornecido através do sistema EPCM, que contempla toda linha de secagem com capacidade de 85 ton/h de cavaco, fornalha para geração dos gases de 23.000.000 kcal/h, sistema de tratamento de resíduo, separação de pedras e pedaços de madeira e vários outros equipamentos que compõem a solução, este que foi um dos principais projetos do setor no Brasil em 2014. 

O projeto foi instalado na Klabin que é a maior produtora e exportadora do Brasil no ramo de papéis para embalagens. Unidade de Otacílio Costa\Santa Catarina. O projeto que além de benefícios ambientais e econômicos, permitirá um significativo aumento da eficiência térmica na planta geração de vapor e energia, ajudando também a eliminar um passivo ambiental gerado pela sobra do processo de preparação da biomassa para produção de celulose.

Sobre a EXPOBIOMASA:

A Feira EXPOBIOMASA 2014 realizada em Valladolid \ Espanha., reuniu mais de 500 marcas do setor de Biomassa em nível mundial. O evento se consolidou como o principal do calendário do setor em todo o mundo.

A Feira dos profissionais da Biomassa é organizada pela Associação Espanhola de valorização energética da Biomassa - AVEBIOM.

Informações gerais sobre o Prêmio e EXPOBIOMASA:
Local: Valladolid - Espanha (Expobiomasa 2014) Data: 22 de Outubro de 2014

Fonte: Biomassa BR (Direto da Espanha)
 

 



Premiação do setor de Biomassa

A 2ª Edição do Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR reuniu aproximadamente 300 convidados em SP.

2ª Edição de entrega do “Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR” agraciou as 07 principais iniciativas que revolucionaram o setor de Biomassa no Brasil em 2014.
O evento que é organizado pela FRG Mídia Brasil, reuniu aproximadamente 300 convidados no último dia 02\10. Os convidados tiveram a oportunidade de presenciar um momento ímpar para setor da Biomassa no Brasil.



O ano de 2014 tem sido excelente para as Energias Renováveis no Brasil, em especial para a geração de Energia por Biomassa.

Empresas Brasileiras tem apostado cada vez mais na Biomassa como geração de Energia para atenderem suas demandas industriais, além do crescimento acentuado que vemos em segmentos como Biodiesel, Biogás, entre outros.

A necessidade de ampliação e inserção de novas fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira é considerada estratégica por especialistas, pesquisadores e empresários, sendo assim uma unanimidade.

O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECONOLOGIA BIOMASSA BR, é hoje o principal estimulador para que empresas continuem firme na busca por inovações e tecnologias que ajudem a Biomassa a se fortalecer no mercado energético brasileiro.

O Prêmio, conta o apoio das principais entidades que representam o setor em nível mundial, tais como, WBA – Associação Mundial de Bioenergia, RENABIO – Rede Nacional de Biomassa para Energia, Jornal Brasileiro das indústrias de Biomassa e Portal Biomassa BR.

Tiago Fraga, diretor da FRG Mídia Brasil, organizadora do Prêmio, comentou que em 2015, o Prêmio será acompanhado de um jantar comemorativo, que vai reunir personalidades e convidados em um momento especial.

Neste ano de 2014, o Prêmio foi entregue para 08 empresas que inovaram o setor, fazendo desta iniciativa, a principal do setor de Biomassa em toda a América Latina.

Os troféus foram entregues pelos senhores José Luis Pereira (Diretor da Tokio Marine Seguradora S.A e o Dr. Hiroyuki Yamamoto - Universidade de Nagoya / Japão.


Depois da solenidade de entrega dos Prêmios, os convidados participaram de um coquetel oferecido pelo Biomassa BR, com vinhos e sucos. A integração entre os empresários foi muito importante comemoraram os participantes.





 

EMPRESAS PREMIADAS


- CALDEMA

Pelo desenvolvimento da “CALDEIRA CFW COM LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE”.

As principais características e diferenciais das caldeiras cfw de leito fluidizado borbulhante, dois níveis de ar secundário para redução de emissões de nox e particulados; alta eficiência para queima de biomassa (99,7%); queima estável de biomassas com alta umidade - até 60%; alta eficiência > 90% ao pci; ventilador de ar primário independente, com menor consumo de energia; retirada de cinzas a seco, reduzindo o consumo de água;


- MARRARI AUTOMAÇÃO

A empresa recebeu o prêmio pelo desenvolvimento do, M 65 – UMILOG; que é um medidor de umidade para toras de madeira para fins energéticos. Trata-se um equipamento portátil, com leitura instantânea e armazenamento dos dados lidos. Que indica a umidade do produto sem a necessidade de ensaios de laboratório.


- KOMATSU FOREST \ MORBARK

A empresa recebeu o prêmio, pelo desenvolvimento do SISTEMA QUICK SWITCH PARA TRITURAÇÃO DE PALHA DE CANA DE AÇÚCAR

O (Troca rápida) permite converter o picador de facas em um triturador com sistema de corte com insertos, próprio para triturar palha de cana de açúcar, sem tirar o rotor do equipamento, produzindo biomassa de alta qualidade. Em apenas uma hora, sem ferramentas especiais ou equipamentos pesados o rotor de corte é convertido.


- NÚCLEO TÉCNO-AMBIENTAL RAILTON FAZ

A empresa recebeu o prêmio pelo desenvolvimento da USINA PARA PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

Esta Tecnologia que destina adequadamente o fim do lixo urbano, transformando-o em carvão. Esse produto possui teor calorífico que pode ser utilizado em atividades domésticas e industriais.
A simplicidade e eficiência desse processo continuam atraindo grandes empresários da área pública e privada, bem como indústrias as quais já estão gerando empregos com essa tecnologia.


- VERMEER

A empresa recebeu o prêmio pelo SISTEMA INTEGRADO DE "SOLUÇÕES DO CAMPO À CALDEIRA"

Ao todo, quatro soluções da fabricante fazem parte do sistema – os enleiradores VR1428 e R2800, a enfardadora 604SM, o triturador TG5000 e o transportador de fardos - bale mover, além do manipulador de fardos.


- CATERPILAR E PESA

As empresas receberam o premio pelo desenvolvimento do TYREX. -SISTEMA PARA EXTRAÇÃO DE TOCOS DE ESPÉCIES FLORESTAIS PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA.

Este sistema foi possível pela parceria entre as empresas, Caterpilar, Pesa e Operflora. Essa operação de destoca e aproveitamento dos tocos, para produção de biomassa para energia, representa uma inovação no setor florestal brasileiro e vai facilitar extraordinariamente o preparo das áreas para a renovação de florestas plantadas.
- NEXSTEPPE

A empresa recebeu o prêmio pelo DESTAQUE E PIONEIRISMO EM BIOMASSA DEDICADA.

Por meio de melhoramento genético buscou inovação do sorgo para produção de biomassa e matéria prima dedicada.
A proposta de inovação para as indústrias e trazer para o mercado uma matéria prima dedicada, escalável e sustentável para o setor energético.